Notícias

10/04/2018

Projeto resgata canais e propõe coberturas ajardinadas para bairro de Bruxelas

A empresa dinamarquesa Henning Larsen divulgou imagens de seu desenvolvimento urbano em Key West, vencedor de concurso, buscando revitalizar uma área socioeconomicamente desafiadora da capital belga, Bruxelas. Desenvolvido em colaboração com a A2RC Architects, o masterplan visa equilibrar a vida urbana e recreativa ao longo da Zona do Canal de Bruxelas através de uma combinação de habitação, escolas, agricultura urbana e um mercado municipal.

Como muitas cidades européias, Bruxelas está caminhando para uma economia pós-industrial, dando novas oportunidades a antigas áreas industriais como a Zona do Canal. O redesenvolvimento de Henning Larsen procura remodelar a área como um centro urbano, ligando as áreas urbanas a oeste do canal ao centro de Bruxelas.

“Fomos inspirados pelas ambições do governo de Bruxelas de explorar o espírito da antiga área industrial, introduzindo "indústrias de segunda geração" - instalações de produção locais, como, por exemplo, microcervejarias, uma fábrica de biscoitos, instalações de torrefação de café. Como arquitetos envolvidos no planejamento urbano, uma de nossas tarefas mais importantes é criar uma estrutura física para uma área como Key West, para recuperar o crescimento econômico e a coesão da comunidade.” -Jacob Kurek, sócio, Henning Larsen

O esquema verá a extensão do sistema de canais existente em Bruxelas através de uma nova bacia, tornando a orla marítima mais acessível aos 46 mil metros quadrados de novos alojamentos. Em um esforço para melhorar a qualidade da água no canal, a coleta de água pluvial e melhorias em um biótopo local serão realizadas, criando oportunidades para atividades aquáticas, como caiaque.

“Do Porto de Copenhague, sabemos como as margens do rio são atratores muito poderosos quando se trata de criar vida pública em uma cidade. Dá uma imensa qualidade de vida para sentir uma conexão com a natureza no centro da cidade. Quando você dá às pessoas lugares atraentes para conhecer uma comunidade sensorial é naturalmente fortalecido.” -Jacob Kurek, sócio, Henning Larsen

O programa para os novos edifícios considera o espaço térreo dedicado a funções públicas e de varejo para melhorar a atividade de rua, enquanto uma grande praça adjacente ao canal forma um espaço público central. Ao longo do projeto, pátios e fazendas urbanas na cobertura oferecerão espaços para relaxamento, enquanto a nova praça central oferece espaço para a venda do produto final, amarrando um laço da terra à mesa. O espaço residencial de Key West deve estar localizado acima das funções públicas, oferecendo uma variedade de tamanhos de estúdios e apartamentos, bem como uma opção de co-habitação para a vida compartilhada.

Key West deve ser concluído até o final de 2022.

Fonte: Archdaily