Notícias

28/03/2018

Projeto de remodelação do maior shopping urbano da Europa começa a ser construído

No terceiro distrito da cidade francesa de Lyon, teve início a construção do Lyon Part-Dieu, um projeto desenhado por MVRDV que busca transformar o principal centro comercial da cidade. Com um fechamento de vidro parcialmente transparente e uma cobertura-jardim pública, o projeto revitalizará e integrará o que antes era um complexo introvertido construído em uma época dominada pelo automóvel.

Com 166 mil metros quadrados, o Lyon Part-Dieu é o maior centro comercial da Europa, construído em 1975. Para melhorar o complexo existente, o projeto do MVRDV se coloca como uma intervenção contemporânea na antiga fachada e uma reorganização do programa interno.

O desenho reestrutura cada lado do centro comercial para se integrar com as ruas vizinhas, ao mesmo tempo que uma cobertura-jardim que aponta para a Basílica Fourvière da cidade, cria um espaço de paz sobre as movimentadas ruas abaixo. Por meio da reorganização do interior e a reutilização de um estacionamento pré-existente, o MVRDV adicionou 32 mil metros quadrados de espaço público e comercial, com restaurantes, parques e um cinema.

As modificações significativas na antiga fachada de concreto buscam reconectar o centro comercial com seu entorno imediato e melhorar os fluxos de pedestres. Ao dissolver os padrões de concreto ali presentes, as modificações procuram criar uma transição na fachada do concreto ao vidro, ao passo que um revestimento de ação purificante ajudará a melhorar a qualidade do ar.

“Para o Lyon Part-Dieu, desenhamos esta fachada com grandes pixels e esperamos que isso crie uma escala mais humana não só para o centro comercial, mas para todo o espaço. Em 2020, Lyon Part-Dieu será um lugar para a vida cotidiana e para compras, mas também para cultura e contemplação em um entorno reinventado.” - Winy Maas, cofundador, MVRDV.

Graças a um sofisticado sistema de construção em etapas, o centro comercial operará durante todo o projeto. Com a construção acontecendo, espera-se que as modificações no Lyon Part-Dieu estejam prontas em 2020.

Fonte: Archdaily