Notícias

23/03/2018

Projeto do Teatro Nacional da Albânia busca criar novos lugares de encontro urbano

O escritório Bjarke Ingels Group (BIG) divulgou imagens do Teatro Nacional da Albânia, que responde a uma próspera cena artística na capital do país. Situado no coração cultural de Tirana, o projeto busca criar novos lugares de encontro urbano para um distrito peatonal, ao passo que assume o papel do teatro como um ator em si.

Situado em um eixo cultural, adjacente a marcos públicos como a Praça Skanderbeg, a Ópera Nacional e a Galeria Nacional de Arte, o projeto do BIG irá substituir o teatro existente, ao mesmo tempo em que adiciona três novos espaços de performance, um anfiteatro na cobertura e um espaço público abaixo do edifício.

A forma de "gravata borboleta" do projeto é criada ao erguer na parte central o volume em forma de prisma, criando praças e conexões públicas em ambos os lados, possibilitando performances improvisadas abaixo da edificação. Com acessos em ambos os lados do projeto, os visitantes são conduzidos até duas grandes escadarias para o foyer do teatro, desde onde podem acessar o auditório principal ou espaços para performances menores.

"Nosso projeto para o novo Teatro Nacional da Albânia enfatizará o esforço da cidade para tornar os espaços públicos de Tirana mais convidativos e suas instituições públicas mais transparentes. O teatro é concebido como dois edifícios conectados ao auditório principal: um para o público e outro para os artistas. Por baixo, o teatro utiliza o térreo criando uma marquise de entrada para o público, bem como para os artistas, enquanto abre uma porta de entrada para um novo espaço urbano", descreveu Bjarke Ingels, sócio fundador, BIG.

O volume da "gravata borboleta" foi fortemente influenciado pelo programa, com o auditório principal central intercalado por funções públicas ao sul e áreas privadas de atendimento ao norte. De cada lado, a fachada oferece ao público uma visão do funcionamento interno do projeto, transformando o próprio edifício numa performance teatral.

Acima do teatro, a cobertura inclinada cria um espaço semelhante a um anfiteatro emoldurado por vistas panorâmicas de Tirana, oferecendo performances públicas ao ar livre como contraponto ao local protegido abaixo.

Conforme Ingels, "em um momento onde um teatro normalmente não seria aberto ao público até o início da noite, o novo teatro nacional albanês se tornará um espetáculo de produção e performance ao longo de todo o dia".

Fonte: ArchDaily