Notícias

14/03/2018

Projeto propõe cobertura translúcida para a Suprema Corte de Lille


A proposta de Sou Fujimoto e Coldefy & Associés Architects Urban Planners para uma cobertura diáfana sobre uma série de volumes de vidro empilhados estava entre as quatro finalistas do concurso para o novo Palácio da Justiça de Lille, França. O concurso recebeu 139 propostas e selecionou o projeto do OMA como vencedor.

Localizado em um terreno relativamente grande nos arredores da cidade, adjacente a uma instalação recreativa, auto-estradas e o tecido histórico de Lille, o tribunal de cinco pavimentos foi concebido para promover uma maior relação com a comunidade. Espaços externos protegidos, tanto na frente como atrás da estrutura, oferecem plataformas para o público se reunir e interagir. Dois grandes pátios atravessam todos os pavimentos do tribunal, proporcionando espaços público e reforçando a transparência do conjunto.

O primeiro andar abriga um grande lobby e os tribunais civis, bem como uma cafeteria, bicicletário, salas de reuniões e programas auxiliares. Uma escada rolante leva às salas de audiência pública no segundo andar, os tribunais distritais no terceiro, tribunais de família no quarto e tribunais privados maiores no quinto andar. O interior do tribunal é escalonado e duas grandes escadas permitem a circulação de visitantes sob a cobertura translúcida. Estes terraços, varandas e pátios não só permitem que a luz natural adentre o espaço, como também oferecem grande flexibilidade espacial e belas perspectivas para a cidade.

Em última instância, o tribunal transparente e permeável dialoga com o desejo do cliente de refletir os valores de acessibilidade pública no processo judicial no século XXI. A estrutura de Fujimoto e Coldefy & Associés é, portanto, mais semelhante a uma cidade; um novo ambiente para os cidadãos de Lille que existe no meio termo entre "dentro" e "fora".

Fonte: Archdaily