Notícias

05/02/2018

Projeto do novo campus do California College of the Arts busca incentivar a interação direta entre os departamentos

O Studio Gang acaba de revelar o projeto conceitual para o masterplan do campus da California College of the Arts (CCA) em São Francisco. Com suas estruturas atualmente espalhadas entre San Francisco e Oakland, o novo campus deverá unificar em um só edifício todos os departamentos de arte e design da instituição.

O projeto tem como objetivo tornar-se um "modelo altamente sustentável para futuras estruturas para o desenvolvimento de práticas criativas", organizando os programas em níveis correspondentes de modo a incentivar a interação direta entre todos os departamentos.

"Concebido como um ecossistema criativo que fortalece as relações interpessoais, o desenvolvimento de novas idéias e as práticas criativas, o projeto amplia o principal edifício existente do campus em San Francisco criando um novo pátio rebaixado, como um "duplo térreo" onde as instalações técnicas encontram-se com a paisagem natural à céu aberto", explicam os integrantes do Studio Gang.

No térreo, os espaços interiores encontram-se amplamente conectados ao espaço exterior, onde toda a estrutura para trabalhos que demandam esforços físicos mais intensos está localizada, enquanto o "térreo superior" abrigará as oficinas menores, salas de aula ao ar livre e áreas de reuniões informais. Os dois níveis se conectam visualmente através dos pátios e suas fachadas de vidro além de um acesso compartilhado através do jardim.

"Esta estrutura é flexível o bastante para aproximar os diferentes programas, promovendo interações interdisciplinares e proporcionando adaptabilidade à medida que novas necessidades, usos e tecnologias progridem", acrescentam os arquitetos.

"Em conjunto, estes ambientes sobrepostos funcionam como um laboratório onde professores e alunos podem explorar novos materiais, processos e ferramentas. A incorporação de estratégias passivas na arquitetura além de sistemas sustentáveis, permitirá que o campus funcione de maneira autônoma em relação às redes de infraestutura pública, criando uma estrutura sustentável para o desenvolvimento das práticas artísticas além de garantir uma maior resiliência para o futuro".

Implantado dentro do distrito de arte e design conhecido como DoReMi, o campus promoverá o engajamento da comunidade local através de uma série de serviços, espaços públicos e áreas verdes.

Fonte: Archdaily