Notícias

01/02/2018

Fachada envidraçada geométrica marca edifício nos EUA

A comunidade acadêmica do Centro de Educação e Pesquisa de Engenharia, em Austin, nos Estados Unidos, vai se surpreender com o novo edifício que abriga a instituição. Projetado pela firma Ennead, o prédio é composto por duas torres interligadas por um volume central, onde vidros são distribuídos compondo uma estrutura geométrica que remete à estrutura molecular de diamantes.

O novo espaço tem 4900m² e sua forma lembra uma letra H. Para desenvolver a estrutura, o escritório se apoiou nos conceitos de transparência e unificação, valores que guiam a instituição. O resultado é um prédio com ambientes integrados, onde diversos estudantes e professores podem manter diálogo, além de ser uma área com janelas amplas, responsáveis por integrar o interior do Centro de Pesquisa à paisagem ao redor.

No H que forma a estrutura, os dois prédios laterais têm nove andares e são os espaços onde são lecionadas várias disciplinas. O volume central que conecta as duas áreas é o coração social do edifício e, acima dele, três andares receberão aulas, atividades acadêmicas e de pesquisa.

Um dos pontos que mais chamam a atenção nos espaços centrais do edifício é a estrutura envidraçada, a qual é “moldada” por painéis com vidro que imitam a estrutura molecular de um diamante. No exterior, o vidro e as pedras calcárias dão um aspecto simultaneamente cru e moderno à construção.

Os novos laboratórios, salas, bibliotecas e espaços comuns foram edificados para formar estudantes de engenharia aeronáutica, química, civil, informática, elétrica e mecânica. Irão receber 7700 alunos e 280 professores.

Fonte: Casa Vogue - Arquitetura