Notícias

31/01/2018

Na sede da Amazon, cúpulas guardam jardins para funcionários descansarem

Depois de investir em edifícios que injetaram milhões de dólares na economia de Seattle, nos Estados Unidos, nos últimos cinco anos, a empresa de varejo Amazon inaugurou três cúpulas gigantes de vidro, medindo 27m de altura, que guardam mais de 40mil plantas. O espaço, batizado de The Spheres, será usado pelos funcionários da empresa como área de relaxamento e reuniões, mas também pode ser visitado por moradores da cidade que passarem pelo local.

A nova área verde da cidade foi projetada pela empresa americana de arquitetura NBBJ, que começou a desenhar a estrutura ainda em 2013. Foram cinco anos de trabalho até a inauguração, realizada no último dia 29 de janeiro.

Para tornar possível a construção das cúpulas, foram usadas 620 toneladas de aço, apoiadas em uma base de concreto. Entre as linhas da estrutura, a qual imita a geometria das moléculas que formam o carvão, estão 2.643 painéis transparentes de vidro, todos revestidos internamente por uma fina camada de filme responsável por filtrar os raios solares que incidem nas cúpulas.

As três cúpulas são integradas internamente, criando um ecossistema onde estão plantadas 40mil plantas de diferentes espécies. A maior das três tem 27m de altura e 39m de diâmetro, tamanho ideal para guardar até as espécies bem vistosas, como a Ficus rubiginosa, que pode chegar até a aproximadamente 17m de altura.

Outra característica é que a maioria das espécies presentes nesse ecossistema são mais adaptáveis ao clima úmido e frio, o que faz que seja necessário um sistema de refrigeração que mantenha a temperatura e a umidade dos locais adequadas durante o dia e a noite, independente do número de pessoas do espaço.

Fonte: Casa Vogue - Arquitetura