Notícias

29/01/2018

Com 61 andares, nova sede da Salesforce é o maior edifício de São Francisco

No início de janeiro, dia 8, a empresa de tecnologia Salesforce celebrou a abertura de sua nova sede em São Francisco, nos Estados Unidos. O Salesforce Tower, como foi batizado o novo prédio, tem 61 andares e é o arranha-céu mais alto da cidade, com 326m – medida que supera os 260m da Transamerica Pyramid, até então o campeão.

A construção foi projetada e construída pelo escritório de arquitetura americano Pelli Clarke Pelli Architects, que ganhou uma concorrência há mais de uma década, em 2007. Embora a construção já esteja em sua reta final e inclusive aberta, os funcionários da Salesforce ainda não a utilizam porque os 130.064m² do interior ainda não foram finalizados com a decoração.

A arquitetura do edifício cria uma imagem singular em meio ao cosmopolitismo da cidade. Isso porque o arranha-céu é envolto em paredes de vidro com cantos curvos, os quais diminuem gradualmente em direção ao topo. Pelli Clarke Pellim, arquiteto responsável pela obra, descreve a construção como “a forma simples e atemporal de um obelisco”. Na parte superior, há alguns andares que criam um topo escultural que pode ser aceso à noite.

O prédio está localizado na esquina da Mission com a 1st Streets e está diretamente conectado com o Transbay Transit Center, um novo centro de transportes da cidade. Sua construção faz parte de um novo programa que privilegia investimentos em empresas de tecnologia na região de São Francisco em detrimento das localizadas no Vale do Silício.

Fonte: Casa Vogue - Arquitetura