Notícias

09/01/2018

Shigeru Ban inaugura museu em homenagem ao Monte Fuji

Cartão postal mais famosos do Japão, o Monte Fuji foi eleito, em 2013, um dos patrimônios mundiais da humanidade. Como forma de celebração, em 2014, o arquiteto Shigeru Ban foi selecionado para criar um centro em homenagem a montanha. E, desde então, aguardamos ansiosos a inauguração da engenhosa estrutura cônica, que tem como ambição ajudar as futuras gerações a compreender e observar a importância do monte.

Os quase quatro anos de espera não foram em vão. Pouco antes de 2017 acabar, a cidade de Fujinomiya, no Japão, impressionou o mundo ao abrir as portas do Mt. Fuji World Heritage Centre. O complexo de aproximadamente 4 mil metros quadrados tem 5 andares que abarcam tudo que um museu exige, desde cafés, até salas de exposições, teatro e, claro, uma sala de observação com vista privilegiada para o venerado vulcão.

Mais do que ver e aprender sobre o Monte Fuji, os visitantes têm também a chance de “escalar” a simétrica montanha, sem sair do complexo. O truque se dá graças à uma rampa em espiral com 193 metros de inclinação - projetada por Shigeru para que todos pudessem experimentar a sensação de subir a montanha em si.

O projeto de Ban foi selecionado após uma competição com outras 237 propostas e, segundo ele, se destacou pelo seu curioso formato – que lembra a própria montanha, mas invertida. “Além de mim, todos os competidores desenharam um telhado que se assemelhava ao Monte Fuji. Mas achei que era impossível competir com a montanha que estava logo à frente, então fiz o contrário", comentou a Shigeru durante entrevista para o site designboom.

Fonte: Casa Vogue - Arquitetura