Notícias

19/12/2017

Vessel, espaço público escultural com vista panorâmica para Manhattan, toma forma em Nova Iorque

Vessel, o monumento cintilante de Heatherwick Studio, toma forma após oito meses de construção no empreendimento Hudson Yards em Nova Iorque. Com um conjunto de 154 escadas, 2.500 degraus e 80 patamares, o espaço público escultural alcançou seus 45 metros, o que lhe permitirá oferecer vistas panorâmicas para Manhattan quando for inaugurado no início de 2019.

A estrutura foi montada em 75 peças pré-fabricadas em Monfalcone, Itália, pela empresa Cimolai S.p.A. e depois enviadas para Nova Iorque. Durante o próximo ano, serão instalados os elementos finais de mecânica e segurança e o projeto de paisagismo, de Nelson Byrd Woltz Landscape Architects em colaboração com o Heatherwick Studio, tomará forma.

"Vessel é uma das peças de aço mais complexas já feitas", comentou Thomas Heatherwick, fundador do Heatherwick Studio. "Hoje estamos comemorando o momento quando a última das enormes 75 peças pré-fabricadas, que viajaram todo o caminho da Itália até Manhattan, foi encaixada antes do cronograma e com uma incrível precisão geométrica. Nos próximos meses, nos concentraremos na instalação dos detalhes finais da estrutura."

Após sua conclusão, uma Praça Pública e os Jardins do Hudson Yards serão o lar de mais de 28.000 plantas, 200 árvores e jardins perenes. A praça e o Vessel em si serão inaugurados no início de 2019.

Fonte: Archdaily