Notícias

13/12/2017

Primeiro museu inteiramente dedicado ao design é inaugurado na China

O primeiro centro cultural chinês inteiramente dedicado ao design, conhecido como Design Society, acaba de ser inaugurado na cidade de Shenzhen. Projetado pelo célebre arquiteto japonês Fumihiko Maki, o novo edifício localizado no porto de Shekou servirá como uma espécie de plataforma que abrigará o inovador programa de atividades do museu, colocando em evidência os diversos campos do design em uma "instigante experiência para os visitantes".

"Hoje, apresentamos uma nova plataforma para que a China possa mostrar sua criatividade para o mundo e promover a pesquisa por novas fontes de inspiração ao redor do mundo", disse Ole Bouman, Diretor da Design Society Foundation, durante o evento de inauguração. "Estamos entusiasmados e ansiosos para apresentar o centro cultural da Design Society, como um lugar dedicado a expandir e enriquecer o ambiente do design de Shenzhen e da China, oferecendo uma plataforma para troca de experiência com outras instituições ao redor do mundo. Através de uma vasta rede de parceiros culturais e também graças à agenda de eventos, exposições e atividades criativas, a Design Society receberá de braços abertos um debate permanente que deve enriquecer ainda mais nosso objetivo de desenvolver projetos para a sociedade em geral".

O museu, mais conhecido como o Sea World Culture and Arts Center (SWCAC), é o primeiro projeto de Fumihiko Maki construído na China. Caracterizado por uma arquitetura de alta tecnologia e inspirado na paisagem natural de Shekou, o edifício de mais de 70.000 metros quadrados abrigará várias exposições simultaneamente em seus seis pavimentos, que contará com diversos espaços expositivos, entre eles: a galeria V&A (uma colaboração pioneira entre os fundadores da Design Society e o Victoria and Albert Museum de Londres); a galeria Park View; o Shenzhen UCCN Exchange Center, o Shekou Museum of Reform and Opening e o Museu Shenzhen Guanfu; além dos espaços multiuso para eventos como o Teatro Mountain View e o Horizon Hall; além de áreas comerciais que abrigam outlets da F&B, EXTRA TIME, Chunmanyuan e The Purple.

Três exposições estão planejadas para o evento de inauguração do museu, todas elas projetadas por arquitetos, incluindo uma exposição sobre o projeto do próprio SWCAC; uma exposição concebida pelo MVRDV sobre o impacto da era digital nos valores humanos; e uma exposição de 250 objetos de design extraídos da coleção permanente do V&A, projetada pelo Sam Jacob Studio.

"A inauguração da Design Society é um momento único para a história de Shenzhen, da China e para todos os designers", disse Tim Reeve, Diretor Adjunto do V&A. Estou muito orgulhoso, como sócio fundador da Design Society Foundation, que o V&A tenha colaborado em conjunto com o Grupo China Merchants e os demais colegas da Design Society na construção desta nova plataforma cultural, e que esta nova Galeria do V&A e suas futuras exposições possam apresentar o que há de melhor sobre o design internacional. Importantes curadores e educadores foram responsáveis por treinar a equipe, compartilhando ideias e aprofundando pesquisas como parte de uma troca que nos beneficia a todos".

Fonte: Archdaily