Notícias

05/12/2017

Snøhetta projeta arranha-céu residencial e sinagoga em Manhattan

O escritório Snøhetta apresentou o seu novo projeto de arranha-céu residencial que será construído no Upper West Side de Manhattan, contando com um amplo terraço e uma área de uso público de vários pavimentos esculpida no meio da torre. Localizada na 50 West 66th Street, a poucos metros de elementos emblemáticos da cidade de Nova Iorque, como o Lincoln Center e o Central Park, a torre pretende responder de maneira sensível à arquitetura histórica do contexto através da sua complexa forma e refinada materialidade.

Revestido em pedra calcária, bronze e vidro, o edifício ocupará um lote completo entre as ruas 65 e 66, recuando a torre até a metade do terreno em relação a fachada sul. A base da torre abriga o acesso ao edifício residencial pela 66th Street e uma sinagoga que será acessada através da 65th Street.

À medida que o edifício vai tomando forma, seus volumes são esculpidos delicadamente, dividindo a torre em dois segmentos e criando um espaço de uso público com terraço no 16º andar. Concebido como um "espaço de sociabilidade" dentro do edifício, o varanda ao ar livre contará com um exuberante jardim e amplas vistas para o Rio Hudson, o Central Park e a cidade de Nova Iorque.

"O projeto foi concebido através de uma série de escavações escultóricas, evocando o legado geológico de Manhattan", explica Snøhetta.

No trecho superior da torre, ela é novamente esculpida, com seus cantos chanfrados abrigando as varandas privadas das unidades residenciais.

"Este vazio vertical atravessa todo o comprimento do volume superior, conectando visualmente a base com a cobertura ao longo de seu corpo escultórico e reflexivo", descrevem os arquitetos. "As facetas angulares evocam esse vocabulário cincelado, revelando o mesmo bronze brilhante encontrado na base do edifício".

A torre atingirá uma altura máxima de 237 metros abrigando 127 unidades no total. A construção deverá começar na primavera de 2018.

Fonte: Archdaily