Notícias

16/11/2017

Maior jardim botânico da Arábia reproduzirá artificialmente o habitat natural das espécies

Grimshaw architects, Arup Engineering e Haley Sharpe Design foram escolhidos pelo Sultão Qaboos bin Said Al Said para desenhar o maior jardim botânico da península Arábica, o Oman Botanic Garden.

Localizado em Al Khoud, há 35 quilômetros de Mascate, a capital de Omã, o jardim botânico, que já está em processo de construção, será o único no mundo que representará toda a flora de um país nas características específicas dos respectivos habitats naturais de cada planta.

O local escolhido é um dos únicos do mundo em que o relevo oceânico do mar que antigamente cobria a peninsula continua intacto. Por isso, os escritórios Arup e Grimshaw aproveitaram os cumes e ravinas para projetar edifícios e passarelas que integram-se cuidadosamente à superfície ondulosa.

Com a orientação do próprio sultão, os arquitetos desenharam um ambiente equilibrado entre o conforto ecológico e dos próprios visitantes. Por isso, incluíram no projeto uma otimização da iluminação natural, equipamentos para regular as sombras ativa e passivamente, resfriamento condicionado e uma eficiente sistema de irrigação.

“Nós aproveitamos os inúmeros e únicos desafios presentes pelo Oman Botanic Garden; desde desenhar paisagens autenticas e naturais a recriar a névoa fria de Khareef. Mais de 700 dos nossos engenheiros e designers especialistas estavam engajados em explorar e achar soluções que seriam dignas de um projeto tão criativo e ambicioso.” – afirma Ed Clarke, diretor sócio do escritório Arup.

Fonte: Casa Claudia Arquitetura