Notícias

03/11/2017

Edifício às margens do Sena imita traços coloridos de Monet

Às margens do Sena, na França, um novo edifício chama a atenção entre construções mais tradicionais. É um prédio com uma estrutura envidraçada, que imita escamas e muda de cor ao longo do dia, de acordo com os raios solares que recebe e o reflexo das águas do rio. A construção é a nova sede do Métropole Rouen Normandie, agência responsável por transações econômicas e comerciais, e foi projetada e executada pelo escritório de arquitetura de Jacques Ferrie.

Além das áreas corporativas para os funcionários da empresa, há espaços públicos que funcionam como uma extensão de um parque ao redor da construção, além de um grande terraço para admirar o Sena.

Um dos destaques da arquitetura é uma fachada transparente e multifacetada que muda de cor ao longo do dia. Formada por placas de vidro, conforme a fachada recebe luz solar e os reflexos do rio, projeta diferentes tons, o que faz com que o prédio seja uma espécie de organismo vivo que dialoga com o ambiente ao seu redor. A inspiração para a construção veio das pinturas de Claude Monet na Catedral de Rouen.

Além da questão estética, as camadas de vidro também são funcionais, uma vez que oferecem uma proteção térmica aos ambientes. Abaixo delas, há painéis solares responsáveis por gerar boa parte da energia consumida na construção.

Fonte: Casa Vogue Arquitetura