Notícias

25/10/2017

Museu de Kengo Kuma na Escócia inspira-se em penhascos

Kengo Kuma é um dos arquitetos mais renomados da atualidade. Um de seus projetos em andamento e com previsão de inauguração em 2018 é o Museu do Design V&A, em Dundee, na Escócia. O edifício está sendo construído ao lado do Rio Tay ao custo de £ 80 milhões (aproximadamente R$ 342 milhões) e pretende reconectar a população da cidade com sua trajetória histórica, além de ser um espaço para abrigar eventos internacionais de design como grandes exposições.

O projeto, que começou a ser realizado no início de 2015, acabou de ter suas primeiras imagens divulgadas (um cofferdam temporário, que permitiu que a estrutura fosse construída ao lado do Rio Tay, estava ao redor do edifício e impedia sua visualização).

A obra já está em fases avançadas e os detalhes de sua arquitetura já podem ser vislumbrados. Suas paredes externas, por exemplo, são compostas por um conjunto de 2500 painéis de pedras fundidas e penduradas, curvadas horizontal e verticalmente e que podem chegar a ter duas toneladas cada e medir 4m de comprimento. O tamanho, a forma e a disposição dos painéis de pedra fazem com que, conforme o movimento do sol, as sombras projetem diferentes desenhos do prédio no Rio Tay.

Em entrevista ao DesignBoom, Kuma declarou que se inspirou nos penhascos da Escócia para criar o projeto: “Espero que as pessoas de Dundee usem esse prédio como parte do cotidiano da cidade. Que as pessoas vão para lá para aproveitar o edifício com um espaço público circundante e encontrem nele uma relação harmoniosa entre o museu, o rio, a cidade e eles mesmos”.

Fonte: Casa Vogue Arquitetura