Notícias

19/12/2017

Divulgadas imagens da nova sede do COI projetada com formas sinuosas que evocam o movimento de um atleta olímpico

O 3XN Architects revelou novas imagens e fotografias da sede para o Comitê Olímpico Internacional em Lausanne, na Suíça, que está em andamento. Selecionado como vencedor de uma competição internacional em 2014, as formas sinuosas curvam-se evocando o "movimento de um atleta olímpico" para incorporar os três princípios fundamentais de movimento, flexibilidade e sustentabilidade.

Agora, em construção, muitas das características do edifício estão sendo unidas, incluindo a escada e o átrio central em forma de anel e a fachada facetada que permite a entrada de luz natural nas placas do piso. Uma cavidade entre camadas da fachada reduziu o ruído advindo da rodovia próxima, enquanto um protetor solar interno ajuda a filtrar a luz, permitindo que a camada externa mantenha sua aparência totalmente transparente.

"Com sua fachada dinâmica e ondulada, o edifício será visto de forma diferente em todos os ângulos e transmitirá a energia de um atleta em movimento", disse Jan Ammundsen, sócio e chefe de projetos da 3XN Architects ". O interior é projetado com poucas restrições estruturais. Este ambiente aberto e flexível deve se adaptar a vários estilos de trabalho agora e no futuro ".

O edifício também está buscando a eficiência energética e a sustentabilidade de alto desempenho. Os painéis solares na cobertura fornecerão energia suficiente para que o edifício seja totalmente auto-suficiente, enquanto o concreto recuperado da antiga sede do COI está sendo reciclado no local para uso na base e nas paredes exteriores. Instalações sustentáveis, um telhado verde, vários terraços e uma academia também incentivarão os funcionários a reduzir seu impacto e se energizarem ao longo do dia.

A nova sede abrigará cerca de 600 funcionários do COI que atualmente trabalham em escritórios separados na Lausaniana. A construção deverá ser concluída no início de 2019.

Confira mais fotos:

goo.gl/AvuixQ

Fonte: Archdaily