Notícias

03/10/2017

Novo parque em Moscou por Diller Scofidio + Renfro reproduz microclimas artificialmente

Como parte de uma série de projetos de desenvolvimento urbano espalhados por toda Moscou, o Zaryadye Park, o último a ser inaugurado ainda este mês, tem a missão de ampliar e qualificar os espaços verdes da cidade. Dirigido por Diller Scofidio + Renfro, este consórcio internacional projetou um novo espaço público que incentiva a integração e celebra a amplitude das regiões de toda a Rússia simulando artificialmente cada um de seus climas típicos: a estepe, a floresta, as zonas úmidas e a tundra.

O parque de 35 acres está localizado em uma zona da cidade historicamente voltada ao comércio, se tornando o primeiro parque urbano de grande escala a ser inaugurado em Moscou nos últimos 50 anos. Configurando um pano de fundo para o parque, os marcos da cidade, como o Kremlin, a Praça Vermelha e a Catedral de São Basílio, se beneficiam desta nova área verde, pois estão localizados na paisagem urbana de tal forma que podem ser vistos a partir de diferentes pontos do parque. Oficialmente inaugurado em uma cerimônia cívica durante as festividades do Dia da Cidade de Moscou, o parque já está aberto, mas sua conclusão está prevista somente para o outono.

Um sistema de pavimentação personalizado se dilui pela superfície do parque através de uma combinação de pedras de piso verde e cinza, transformando aos poucos as áreas inteiramente pavimentadas em uma paisagem completamente natural - com seus limites sempre indefinidos. Através desta falta de definição objetiva entre os limites entre paisagem construída e natural, a circulação é livre em todo o parque, transformando-se em uma experiência singular e imprevisível. Tradicionalmente, os parques da Rússia sempre foram extremamente limitados e simétricos, de modo que um espaço tão dinâmico como este será de suma importância para o novo movimento urbano da cidade.

Ao longo do parque, foram criados quatro micro climas a partir do controle da temperatura, minimizando o vento e simulando a luz natural em diferentes níveis e de forma progressiva. Controlando o clima, é possível ampliar o uso potencial do parque durante todo o ano, a paisagem aberta no inverno pode ser utilizada como colinas para trenós, enquanto que os pavilhões posicionados nos limites do parque fornecem abrigo e espaços verdes mais convidativos.

"É um parque para a Rússia, feito da Rússia ... mostra as naturezas da Rússia e as combina com a cidade, para se tornar um projeto que só poderia ser implantado aqui. Ele incorpora um urbanismo selvagem, um lugar onde arquitetura e paisagem são um só" - Charles Renfro.

Passando por cima da estrada adjacente, favorecidos pelo declive natural do terreno, balanços de até 70 metros permitem vistas de toda a cidade ao longo do rio. O parque também inclui cinco pavilhões, dois anfiteatros e uma filarmônica.

O Zaryadye Park projetado por Diller Scofidio + Renfro é um espaço expositivo, bem como um grande atrativo devido às estratégias passivas de controle climático e às novas tecnologias de construção das quais ele se utiliza. Os seus habitantes serão capazes de apreciar os espaços verdes como um centro de criatividade e integração cultural à medida que a Moscou, investindo em projetos de grande escala, se esforça para ser uma das principais megacidades do mundo.

O consórcio internacional responsável pelo projeto inclui Diller Scofidio + Renfro (EUA), Hargreaves Associates (EUA, Citymakers (Rússia), Transsolar (Alemanha), Buro Happold (Reino Unido), Central Park Conservancy (EUA), Directional Logic (EUA), ARUP (EUA), Arteza (Rússia), MAHPI (Rússia), e Mosinzhproekt (Rússia).

Fonte: ArchDaily