Notícias

05/09/2017

Zaha Hadid Architects vence concurso para o masterplan do Porto de Tallinn na Estônia

O escritório Zaha Hadid Architects foi selecionado como vencedor de um concurso para planificar a revitalização do Porto da Cidade Antiga de Tallinn, na Estônia. Com uma lista de 6 equipes, incluindo AZPML, KCAP Architects & Planners e ALA Architects, com base em Helsinki, a proposta da ZHA foi elogiada pelo cliente por sua "abordagem inovadora e integrada ao portal marítimo de Tallinn.

"Zaha Hadid criou habilmente uma conexão equilibrada entre o espaço urbano e a área do porto com algumas vias de acesso e soluções de trânsito cuidadosamente consideradas", disse Valdo Kalm, presidente do conselho de administração do Porto de Tallinn. "O que se destaca em seus projetos são as diagonais que os atravessam nos caminhos para pedestres, em torno das quais foi estabelecido um espaço urbano muito diversificado e memorável."

"Os detalhes interessantes incluem os recursos de água que eles criaram ao longo da rua Reidi e sua elevação parcial e muito suave e efetiva das áreas para pedestres até outro nível. Adicionando a sensação geral de integração em seus projetos está a praça urbana e a vegetação que surgiram para a área em torno da bacia do Almirantado, que se estende todo o caminho da frente do Terminal A até a frente do Terminal D. Sua entrada também é marcada por uma forte análise de logística e desenvolvimento imobiliário e uma projeção convincente e realista da implementação do masterplan fase por fase ".

Entre outros critérios, o júri avaliou cada uma das propostas dos finalistas com base em sua coesão com o meio envolvente, a força da conexão entre o porto e a cidade, a qualidade da inovação na solução e a viabilidade geral do projeto.

Planejado para até 2030, o concurso foi lançado com o objetivo de reconectar a cidade e a esfera pública ao porto, ao mesmo tempo em que estimula um novo desenvolvimento que complementará e aprimorará as funções portuárias existentes.

Os arquitetos agora trabalharão ao lado da empresa de arquitetura letã RemPro, consultores de engenharia Tyrens UK, consultes de mercado imobiliário Colliers Estonia e RLB UK e VA-Render para recursos visuais para desenvolver ainda mais o projeto, com um esquema final para o final de 2017. Nesse ponto, serão elaborados planos arquitetônicos e econômicos detalhados para determinar uma linha de tempo exata para a implementação.

Fonte: ArchDaily