Notícias

14/08/2017

Centro esportivo na Tailândia é feito apenas de bambu

Depois de Siamak Hairiri impressionar com a arquitetura inebriante do templo para todas as religiões (ou nenhuma), no Chile, é a vez do Chiangmai Life Architects surtir o mesmo efeito. O novo projeto consiste em um espaço esportivo na Tailândia construído apenas com bambu pré-fabricado, ou seja, sem qualquer ferro ou carbono para fazer as conexões.

Comissionada pela escola bilingue Panyaden International School, o ginásio com capacidade para 300 alunos foi inspirado no formato da flor de lótus, símbolo presente no ensinamento tailandês e budista. A referência trouze o movimento para a cobertura do espaço, com ondas espetaculares, sem deixar de lado o contato com a natureza, garantido pelas aberturas laterais.

Com área de 782 m², o centro esportivo possui quadra de basquete e de futsal, podendo ser transformadas em quadra de volei e badminton. Para não interferir no jogo ou na ventilação natural, passarelas suspensas nas laterais acomodam outros alunos e visitantes durante as partidas. Banheiros, vestiários e outras facilidades se encontram no fundo do ginásio.

O auxílio de dois engenheiros foi capaz de garantir que o espaço não sofresse com terremotos, ventos fortes ou outras eventualidades naturais recorrentes da região. As treliças de bambu desenvolvidas para o projeto possuem mais de 17 metros de extensão e foram colocadas na estrutura com ajuda de guindastes.

Fonte: Casa Vogue