Notícias

07/08/2017

Projeto propõe arranha-céu de madeira coberto por árvores

Com 62 metros de altura e 18 andares, o prédio é tido como um novo modelo de arquitetura sustentável em Toronto.

Em parceria com a empresa canadense Timber, o escritório Penda, com sedes na China e na Áustria, idealizou o projeto de um arranha-céu residencial em Toronto que será construído com uma estrutura modular feita bascimante de madeira laminada cruzada. Com 62 metros de altura e 18 andares, o prédio é tido como um novo modelo de arquitetura sustentável.

Batizado de Toronto Tree Tower, o edifício é mais uma das iniciativas canadenses em priorizar a construção de arranha-céus em madeira, aproveitando os créditos significativos (que variam de 10% a 20% do financiamento total) disponibilizados pelo governo do Canadá para projetos que ultrapassem os índices da chamada “pegada de carbono”, que mede a quantidade de dióxido de carbono que produzido diariamente.

“Nossas cidades são uma montagem de aço, concreto e vidro. Se você atravessar a cidade e de repente ver uma torre de madeira e plantas, ela criará um contraste interessante. A aparência quente e natural da madeira e as plantas que crescem em sua fachada tornam a vida útil e isso pode ser um modelo para desenvolvimentos amigáveis ​​para o meio ambiente e extensões sustentáveis ​​de nossa paisagem urbana “, afirma Chris Precht, sócio da Penda.

O projeto conta com 4.500 metros quadrados de área residencial, juntamente com 550 metros quadrados de espaço público, incluindo um café, uma creche infantil e oficinas comunitárias. O método de construção com painéis CLT pré-fabricados permitirá que o edifício seja construído de forma mais rápida e com menos resíduos em comparação com as técnicas tradicionais de construção.

Os terraços suportarão grandes sistemas de vegetação, que vão desde hortas e pomares, a jardins com arbustos e até árvores, o que ajudará no resfriamento do prédio e ainda oferecerá privacidade aos moradores.

Fonte: Casa Claudia