Notícias

06/07/2017

Em Paris, edifício histórico será transformado em moderno museu de arte

O vencedor do Pritzker, Tadao Ando, está com um ambicioso e polêmico projeto em andamento. Contratado pelo colecionador de artes François Pinault, o arquiteto japonês acaba de apresentar seus planos para o mais novo museu de arte de Paris, a ser construído em um edifício do século 19, que no passado chegou a abrigar a bolsa de valor parisiense.

A julgar pelo projeto, o prédio de arquitetura clássica receberá um choque de modernidade com a intervenção de Tadao, que pretende construir dentro do edifício um museu circular todo feito de concreto.

A construção será descolada das paredes originais do prédio histórico, preservando o edifício e criando um corredor externo de circulação. A redoma central também será preservada, e mais do que isso, servirá como como fonte principal de luz natural.

No total, o complexo de concreto pensado por Tadao Ando terá cinco andares, incluindo três níveis para espaços de galeria, um teatro estilo "caixa preta", um restaurante e um auditório subterrâneo.

Os planos de reforma também incluem a restauração do edifício, incluindo fachadas, paredes internas, claraboias e afrescos - sem contar a preservação da integridade histórica da construção. Para autorizar o novo projeto, a prefeitura de Paris exigiu que todas as mudanças feitas no edifício sejam, obrigatoriamente, reversíveis.

Espera-se que o museu custe cerca de US $ 121 milhões, seja inaugurado em 2019 e abrigue em seus mais de 900 m² grande parte da coleção de arte contemporânea de Pinault, incluindo obras de Mark Rothko e Damien Hirst.

Fonte: Casa Vogue