Notícias

05/07/2017

Reforma em museu londrino cria o 1º pátio público de porcelana do mundo

Líder mundial em arte e design, o museu londrino V&A abriga mais de 2,3 milhões de objetos, cobrindo mais de cinco mil anos da criatividade humana. Em reforma há mais de quatro anos, o local passou por sua maior intervenção arquitetônica em mais de um século.

Assinado pelo escritório AL_A, o projeto restaurou e adicionou espaços ao museu. A maior alteração incluiu a criação do primeiro pátio público de porcelana do mundo, pavimentado com 11 mil azulejos feitos à mão. Ali, um café foi mobiliado com peças desenhadas pelos profissionais e com móveis da grife italiana Moroso.

Na entrada, uma colunata recebe os visitantes. A estrutura de pedra original possui marcas deixadas pela Segunda Guerra Mundial. Assim, os 11 conjuntos de portões metálicos apresentam perfurações que seguem os padrões dos danos.

No interior, a galeria Sainsbury foi criada e que não possui colunas – o espaço se tornou um dos maiores locais de exposição temporária no Reino Unido, com 1100 metros quadrados. Uma nova loja também foi instalada ali.

“O exhibition road quarter (como a área nova é conhecida) é uma reflexão da identidade pioneira do V&A e continua sua missão de inovação no século 21. O quarter reimagina o museu como um projeto urbano, criando um lugar excepcional em Londres que vai redefinir a relação do V&A com a rua e com o público”, Amanda Levete, à frente do AL_A, disse ao Designboom, que publicou o projeto.

Ao todo, a reforma do museu criou mais de seis mil metros quadrados a partir de um espaço de 2,2 mil metros quadrados que não era totalmente aproveitado.

A nova versão do V&A foi aberta ao público em 30 de junho.

Fonte: Casa Claudia