Notícias

30/06/2017

Nike construirá centro esportivo integrado ao meio ambiente em parque de Moscou

A marca global de roupas esportivas Nike, em colaboração com os consultores de planejamento urbano Strelka KB, anunciou os vencedores do concurso para projetar uma nova instalação esportiva da Nike em Gorky Park, localizada no coração de Moscou. A competição pediu a cinco dos principais estúdios jovens de arquitetura da Rússia - KOSMOS Architects, Rhizome, Novoe, Crosby Studios e Xора - para visionar um "objeto arquitetônico único" que se integrasse integralmente ao meio ambiente do parque circundante, criando um centro histórico para esporte e atividade física na Rússia.

Um dos principais objetivos do projeto era criar uma estrutura ambientalmente amigável, em que atletas de diferentes esportes pudessem se encontrar e interagir. Os principais princípios do projeto incluíam funcionalidade, sustentabilidade, identidade local e flexibilidade, e integração de peças principais do programa, incluindo um korobka de futebol (campo de futebol de rua), quadra de basquete, pista de corridas, instalações de treinamento interno e instalações suplementares. Destinado a operar durante todo o ano, o projeto também precisava ser adaptável para cada uma das estações. O projeto será construído em 2017.

As propostas de projetos foram avaliadas por um aclamado júri internacional, incluindo Ippolito Pestellini Laparelli (sócio do OMA), Andy Walker (VP direção criativa, Nike), Varvara Melnikova (CEO, Strelka Institute, Socio, KB Strelka, CEO, Afisha), Denis Leontiev ( CEO, Strelka KB), Marina Lyulchuk (diretor do parque de Gorky), Anton Belov (diretor do Museu da Garagem de arte contemporânea), Kristjan Luha (Nike Russia GM) e Giovanna Carnevali (arquitetos e urbanista, diretor de departamento de competição da Strelka KB).

"Neste concurso eu estava procurando uma reinterpretação corajosa da relação entre arquitetura, movimento e atletismo, que eu acredito estar no cerne da marca; Projetos que irão inspirar as pessoas a desafiar seus ambientes e corpos construídos através da atividade física ", disse Ippolito Pestellini Laparelli, parceiro da OMA.

"Este concurso tem sido interessante pois mostra o pensamento dos estúdios de arquitetura emergentes da cidade e, ao mesmo tempo, tenta desenvolver novas direções sobre a ideia de um campo de jogos urbano".

Fonte: Archdaily